03 julho 2007

E quando algo corre mal?

O Decapeptyl é um medicamento que vem em pó num frasquinho sendo preciso misturar um solvente que vem num outro frasquinho, tipo ampola. Ambos os frasquinhos são em vidro.

A preparação é simples, depois de partida a "tampa" vira-se a ampola ao contrário (o líquido não verte), introduz-se a agulha no "gargalo" e retira-se uma parte do líquido solvente que se vai deitar no frasco que contém o medicamento propriamente dito - em pó.

Todo o líquido que for misturado como pó tem que ser retirado e injectado, ou seja, quanto mais líquido for usado na solvência mais longa é a injecção, de modo que nunca retiro a totalidade do solvente.


(o solvente)

Sendo assim tenho duas ampolas de solvente por metade, guardadas na embalagem para entregar na reciclagem dos medicamentos na farmácia.

Hoje tive um pequeno "acidente": deixei cair uma das ampolas de solvente. O frasco caiu com a base no chão e partiu-se. Está inutilizado.

(O medicamento)


Lembrei-me que:

1 - tenho restos de outros dois que poderão eventualmente ser usados.
2 - ver o prospecto do medicamento e a solução solvente não é nada mais nada menos que Cloreto de Sódio dissolvido em água, ou seja, soro fisiológico

Liguei esta tarde para o distribuidor do produto em Portugal e a pessoa com quem falei foi bastante simpática e terá que falar com o responsável da farmácia.

A ideia que expus foi simples: ou uso um dos frascos já abertos (que está guardado) para dissolver ou uso soro fisiológico do frasco que tenho cá em casa.

Amanhã ele liga-me com uma solução para o meu caso. Cada caixa de medicamentos traz 7 ampolas de cada e duvido que vendam o solvente separadamente.