05 agosto 2007

Já passaram 7 dias

Há exactamente 7 dias, três horas e 30 minutos que as Drªs Ana Paula e Maria da Graça transferiram os meus biõezinhos, devolveram-nos onde eles pertencem.

A única medicação que tomo é progesterona (600 mg por dia divididas em duas doses, uma matinal e outra à noite), a hormona que começa a ser segregada pelo corpo amarelo (a "cicatriz" da ovulação) todos os meses e que prepara o organismo para a recepção do zigoto. Tomo esta hormona em comprimidos já que todo este processo artificial tem que ser sustentado também artificialmente.

A partir da altura em que o blastocisto - conjunto celular composto por trofoblasto, embrioblasto e cavidade blastocística - se implanta no útero (nidação) começa a ser segregada uma outra hormona, a gonadotropina coriónica (HCG).

Dia 10, sexta-feira, vou fazer uma abnálise que vai medir a concentração de beta-gonadotropina coriónica (ß-HCG) no sangue. Nessa altura, caso tenha havido nidação, os valores de ß-HCG já são detectáveis e indicadores de uma gravidez evolutiva.